6º MUDANÇAS DE HÁBITOS: A CHAVE PARA A LONGEVIDADE

A humanidade vive com pressa constante, a rotina é baseada em tempo, ou melhor, na falta dele. Corre-se para acordar e sair de casa, no trabalho não dá muitas vezes nem mesmo para tomar uma água, a educação dos filhos passa a ser parte da escola que fica mais com os pequenos e o cuidado com a família e casa acaba sempre sendo deixado por último. Assim é a rotina de muitas pessoas no mundo inteiro.

Com esse ritmo acelerado de vida torna-se quase impossível ter uma conduta ideal de saúde. Todos sabem que para ter bem estar é necessária uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, ter uma relação social e familiar boa, não ter vícios e tomar 2 litros de água ao dia. Isso já é fato todos sabem que essas condutas geram saúde e bem estar.

Mais então como de conseguir a tão almejada saúde?

Bem, substituições simples na rotina estressante do dia a dia podem fazer efeito rápido e trazer bem estar. Como por exemplo: se o trabalhador não tem tempo para exercitar-se em academias pela longa jornada de trabalho uma opção é a caminhada, 3 x na semana de 50 minutos, que pode ser realizada no próprio bairro, na praia ou em ciclovias, ou ir trabalhar de bicicleta se o trabalho não for muito longe. O importante é iniciar a conduta para o corpo acostumar-se e depois a rotina vira diversão. Outro fator importante para prevenir lesões por esforço repetitivo no trabalho é fazer parada a cada 1 hora e 15 minutos para esticar um pouco os músculos, alongar e descansar a mente. Essa parada pode ser para fazer um breve alongamento, tomar um chá ou água ou simplesmente descontrair.
Para o individuo que não gosta de tomar água, prefere sempre o café, o importante é ir adaptando-se e trocando lentamente uma xícara de café por um copo de água. Uma boa opção é ter uma garrafinha de água mineral ao seu lado na ambiente de trabalho, quando sentir vontade do café faz a troca pela água.

Com relação à alimentação os alimentos refinados perdem muito em nutrientes e fazem mal a saúde pelo processo de refino. Então ao adoçar sucos, chás ou café preferir o açúcar dêmera ou o mascavo outra opção é o adoçante com Stevia pura. Os chás com plantas medicinais devem ser utilizados sem açúcar para preservar seu principio ativo. Utilizar uma porção de frutas no café da manhã, preferir sucos naturais aos refrigerantes, ingerir saladas com folhas verdes variadas e legumes cozidos. O famoso feijão com arroz é fundamental para a saúde do corpo, melhor ainda quando o feijão é deixado de molho por no mínimo de 24h antes do cozimento, evita os gazes formados e a má digestão, isso vale para todos os grãos. A opção de deixar os grãos e sementes germinarem também é excelente para a saúde e para a digestão desses alimentos. Para as crianças ao invés de se deliciarem com salgadinhos cheio de corantes e conservantes pode fazer a substituição por cookies integrais de côco, aveia, cacau e também as castanhas de caju, pará ou pistache.

O péssimo hábito de beber em excesso e fumar gera dependência física e emocional ocasionando vários distúrbios para a saúde, entre eles o infarto, o derrame cerebral, o diabetes, a cirrose hepática e muitos outros. Optar por uma vida mais saudável vale a pena não só para o próprio corpo, mais para as pessoas que convivem com o indivíduo e necessitam de seus serviços. O primeiro passo deve ser a vontade de mudar, depois partir para as alterações no cotidiano. As diminuições gradativas de ambos os vícios são bem vinda, principalmente quando são substituídas por atividades diferentes e que gerem satisfação. Nisso entram as atividades como o Yoga, Tai Chi Chuan, Ki Chung, caminhadas, alongamentos, natação entre outras atividades associadas a mudanças alimentares.
O corpo só tem a agradecer, ganha longevidade e mais disposição para viver.

ESPAÇO TERAPÊUTICO QI HAI
ANA PAULA DE OLIVEIRA ROCHA MACHADO
NATURÓLOGA, FISIOTERAPEUTA, ACUPUNTURISTA
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