13º LIMÃO E SUAS MIL E UMA UTILIDADES

Essa famosa fruta tão conhecida e apreciada na culinária parece uma fármácia natural. Existem estudiosos que afirmam que o limão cura mais de mil tipos de doenças.Considerado pela medicina natural e também pala medicina Ayurvédica um grande agente de cura, classificado entre os mais benéficos dos alimentos conhecido pela humanidade.

Essa poderosa fruta possui mais de 70 tipos de espécies entre elas o limão Tahiti, Siciliano, Galego, Cravo entre outras, disponíveis todo o ano, sendo que todas as suas partes são adequadas ao consumo.

Suas propriedades curativas são inúmeras servindo tanto para curar quanto para previnir doenças. Entre as mais importantes estão os problemas estomacais, hepáticos, hipertensão, arteriosclerose, caspa, seborréia, acne, depurativo o sangue. Utilizado internamente é um estimulante do processo digestivo e de assimilação, acalma, refresca, equilibra, fluidifica, dissolve cristais e tumores, nutre, depura, desinfeta e fortalece todo o organismo humano. Externamente, trata, limpa, clarifica, relaxa e alegra.

Chamado pelos terapeutas de destruidor de ácidos, tem seu componente ácido principal chamado Àcido Ascórbico ou Vitamina C , que elimina a acidez estomacal, as azias, o ácido úrico, e tem grande poder alcalinizante. Nosso sangue precisa ser alcalino, pois é justamente no sangue que se situam a maior parte das doenças. O limão afina e fortifica o sangue, por isso deixa ele limpo.

Ele também é um poderoso bactericida, um tipo de antibiótico natural. Também facilita a cicatrização, esquenta o organismo combatendo gripes e resfriados.Sua composição química contém proteínas, lipídios, ácido cítrico, vitamina A, B1, B2, B3, C, potássio, cálcio, fósforo, sódio, ferro.
O homem moderno, com sua vida estressante e sedentária, extremamente intoxicado, padece com as enfermidades orgânicas ou funcionais típicas do século. Para impedir ou prevenir que o organismo chegue à doença, necessita alcalinizar seu sangue com sais alcalinos, transformando os restos ou resíduos do metabolismo, e poder finalmente e mais facilmente expeli-los.

Quando isso não acontece, estes resíduos tóxicos e ácidos permanecem no organismo, ocasionando milhares de agravos patológicos. O limão, com seus ácidos facilmente transformados em elementos alcalinizantes e com suas bases, fermentos, vitaminas, fibras e monoterpenos, contribui poderosamente para eliminar resíduos que, são os responsáveis diretos e indiretos pelas doenças. Estes resíduos tóxicos funcionam como verdadeiros escudos, dificultando o sucesso dos tratamentos de cura e das terapias naturais e orientais.

Assim, através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos salinos no organismo, promovendo a neutralização da acidez dos líquidos corporais.
Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contato com o meio celular no interior do nosso organismo, é oxidado e complexado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante suave, ou seja, um neutralizante da acidez interna.

Em síntese: os seus diversos sais convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio,elementos que concorrem para acentuar positivamente a adequada alcalinidade do sangue. Perceba como este alimento é mágico: ao mesmo tempo em que contribui eficazmente para o funcionamento normal do metabolismo de eliminação (mobilização = depuração = purificação), também é fundamental no processo assimilativo de todos os órgãos do corpo, como por exemplo, na fixação do cálcio e do ferro. Enfim, com uma sábia orientação terapêutica e o consumo diário do limão, podemos amenizar e até, possivelmente, curar doenças classificadas como incuráveis. Existem diversas maneiras terapêuticas de utilizar os benefícios do limão, a cura do limão, uso interno do óleo essencial 100% puro, em formas de sucos e cataplasmas. É importante que seja orientado por um profissional adequado para uma avaliação e recomendação.

ESPAÇO TERAPÊUTICO QI HAI
ANA PAULA DE OLIVEIRA ROCHA MACHADO
NATURÓLOGA, FISIOTERAPEUTA, ACUPUNTURISTA
WWW.QIHAITERAPIAS.COM.BR
CONTATO@QIHAITERAPIAS.COM.BR
F(048) 9963-0189

Leave a Reply